Ética

A Ética é um ramo da filosofia dedicado aos estudos dos assuntos morais. A palavra ética veio do grego "ethos", que significa respeito aos costumes e aos hábitos das pessoas. A Ética da Inteligência Artificial (IA) é um ramo da Ética Aplicada onde estudasse os aspectos normativos da interação humano-IA. A Ética da IA traz a "pergunta moral" para dentro do desenvolvimento tecnológico: "O que deveríamos fazer com sistemas autônomos inteligentes?". Apenas respondendo a esta pergunta que podemos garantir que o desenvolvimento da IA ocorra  de forma a salvaguardar valores humanos, e minimizar os impacto e prejuízos causados a nós, os demais seres vivos, e a nosso ambiente.

Se por um lado a IA é capaz de tomar decisões e otimizar certos processos de forma mais eficiente que seres humanos, por outro, tais decisões nem sempre estão alinhadas com aquilo que podemos chamar de "justo", "correto", ou "a coisa certa". Já de amplo conhecimento que sistemas inteligentes autônomos podem conter diversos tipos de vieses discriminatórios, como quando sistemas de reconhecimento facial falham ao detectar indivíduos com certos traços étnicos e fenotípicos que fogem do padrão caucasiano, quando modelos de linguagem pré-treinados contém vieses sexistas e misóginos, ou quando sistemas de classificação discriminam prejudicialmente membros da comunidade LGBTQIA+.

Assim, nós da RAIES acreditamos que é necessário incentivar a criação e formalização de um novo agente para operar dentro de organizações e empresas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e soluções que utilizem tais tipos de sistema. Sendo eles os responsáveis por prevenir e mitigar os possíveis efeitos colaterais associados à utilização da IA. Para suprir tal necessidade, uma das respostas propostas pela comunidade envolvida na área de Ética da IA, como organizações governamentais, corporações privadas, instituições acadêmicas e ONGs, vêm sendo a publicação de diversos mecanismos de governança.

 

Estes mecanismos podem ser definidos como códigos de ética, diretrizes principiológicas, ferramentas de governança, auto compromissos voluntários, etc. Para mais informações sobre o tema, acesse Worldwide AI Ethics

 

Na RAIES, possuímos uma equipe multidisciplinar, intergeracional, de qualificados pesquisadores acadêmicos que trabalham na intersecção das Ciências Humanas e TI. Nossos pesquisadores dedicam-se em buscar a literatura mais avançada neste campo, de modo a produzir materiais que ajudem a guiar nosso constante avanço tecnológico, de modo que ninguém seja deixado para trás.